Nada como ter a sua própria praia paradisíaca para governar, ainda mais se esta representar a luta contra o sistema e um símbolo vivo da filosofia socialista. Os mais sabichões já ligaram os pontos e sabem que estou falando de Cuba, a ilha que era até então governada pelo herói de esquerda Fidel Castro, posto que abandonou no início de 2008.
Gostando ou não deste líder comunista, é impossível negar que ele cause empatia nos outros e as vezes se pareça uma caricatura de si mesmo. Por isso, ele inspirou até um personagem de uma série de administração e estratégia em tempo real, Tropico, que ganhou uma quarta versão recentemente.
Em Tropico 4 o jogador comanda El Presidente, que acrescenta desafios mais contemporâneos ao comando da ilha, em que novas potências vão surgindo e desaparecendo, enquanto o mercado mundial é dominado por novos jogadores com novas demandas e ofertas. E é seu papel como líder de enfrentar todos estes desafios.
Suas decisões vão modificar o futuro da sua nação, e mais importante, o déficit ou lucro da sua conta bancária. Esta nova versão da série expande as opções de jogabilidade dos títulos anteriores, incluindo novas super potências para negociar com, aliado à habilidade de eleger ministros para com que eles votem a favor de uma medida controversa.
Veja abaixo algumas novas funções que Tropico 4 traz:
- Novas campanhas consistindo em 20 missões em 10 novos mapas.
- 20 novos edifícios, como Bolsa de Valores, Shopping Center, Aqua Park, e um Mausoléu para "El Presidente".
- Seis novos desastres interativos, incluindo vulcões, tornados, e secas.
- Conselho dos Ministros – Cidadãos selecionados vão auxiliar nas medidas políticas polêmicas a passarem pela aprovação.
Mas lembre-se de manter seus aliados próximos e seus inimigos mais próximos ainda na sua agenda.