Quem aprecia as obras de Machado de Assis provavelmente deve ser viciado em toda a sua produção literária. A qualidade de suas obras são incontestáveis. Não é à toa que a maioria dos especialistas em literatura e língua portuguesa o consideram como o maior escritor nacional.
Em sua trajetória no mundo das letras, Machado de Assis foi cronista, contista, crítico literário, folhetinista, dramaturgo, poeta, romancista e jornalista. Também foi um dos maiores responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras, instituição a qual foi o primeiro a ocupar a merecida cadeira de número 1.
A obra
Os leitores que estão familiarizados com as obras machadianas sabem que o carioca foi um exímio contista. E prova disso você encontrará na obra Bagatela, escrita originalmente para o periódico A Marmota, no ano de 1859.
No enredo, Machado de Assis conta a história do jovem Henrique, que apresenta uma expressão bem séria e diferente. Logo fica claro que o personagem é um artista e poeta. Não perca a oportunidade de conhecer mais uma obra desse genial escritor.