Apesar de quase nunca ser reconhecido, o Brasil é um país com uma imensa produção cultural, em diversas áreas. Sobretudo entre os séculos XIX e XX, tivemos escritores geniais, que levaram o nome do Brasil mundo afora com suas obras de qualidade.
Um desses ilustres foi Machado de Assis. O carioca teve uma vasta produção literária, atuando como romancista, dramaturgo, poeta, crítico literário, cronista, contista, jornalista e folhetinista. Foi ele também um dos responsáveis pela criação da Academia Brasileira de Letras, a qual ocupou a cadeira de número 1.
A obra
Sabe quando você possui grande conhecimento sobre determinado assunto, mas não consegue tirar do papel? Esse é o enredo do conto Cantiga de Esponsais, que conta a história de Romão Pires, um excelente músico de grande caráter moral.
Apesar de ter grandes habilidades no mundo da música, sua maior deficiência é compor. Depois de casar, começa a tentar uma composição que já tem pronta em sua mente, mas não consegue interpretá-la. Sua esposa morre tempos depois, o que faz com que Damião desista da composição. Até que um dia, vendo um belo casal na rua, ganha novamente inspiração para compor. Mas será que a composição dessa vez chegará até o final? Isso você só saberá se ler o conto Cantiga de Esponsais!
Cantiga de Esponsais
"Um conto machadiano sobre a difícil arte da composição de músicas"
Tags