Se você conhece e aprecia a literatura clássica nacional, certamente já deve ter lido ao menos uma obra de Machado de Assis. O carioca é considerado por muitos especialistas em literatura e língua portuguesa como o maior escritor brasileiro de todos os tempos.
Se você não sabe da vida literária de Machado de Assis, aqui vai uma amostra: o escritor foi contista, cronista, crítico literário, folhetinista, poeta, dramaturgo, jornalista e romancista. Também foi um dos mais influentes para a criação da Academia Brasileira de Letras, instituição a qual ocupou a merecida cadeira de número 1.
A obra
Quem estudou a história da literatura nacional, sabe que a maioria dos escritores publicou suas obras através de periódicos. E com Machado de Assis não foi diferente, como você poderá conferir na obra Carlos Jansen: Contos Seletos das Mil e uma Noites.
Essa crítica foi republicada em 1939 na Revista do Brasil. Ela faz prefácio à obra Contos Seletos das Mil e uma Noites. Se você gosta de ler uma crítica, sobretudo escrita por um gênio das letras, essa é perfeita para você!