Ultradownloads

Seu download está pronto

Você tem certeza que deseja
cancelar o download?

Cartas Chilenas

Clique para baixar
Autor
Licença de Uso
Idioma
Downloads
Tomáz Antônio Gonzaga
Sempre Grátis
Português
1.112

"Um poema de Tomás Antônio Gonzaga criticando a sociedade e o governo de Vila Rica"

Os escritores dos séculos passados, sobretudo entre os séculos XVIII e XX, foram na sua maioria críticos ferrenhos dos governos e das sociedades de suas respectivas épocas. Suas produções influenciaram consideravelmente dependendo da região onde viviam.

Um dos escritores que tinha essa marca foi Tomás Antônio Gonzaga, um poeta, jurista e ativista luso-brasileiro. Nasceu em Portugal e viveu muitos anos entre sua terra natal e o Brasil, falecendo em Moçambique. Foi um dos maiores nomes do Arcadismo, um movimento que surgiu na Europa e tinha como característica exaltar a natureza do homem, criticando o clero e a nobreza.

Cartas Chilenas - Tomás António Gonzaga

A obra

Cartas Chilenas é um poema satírico que, por muitos anos, ninguém soube ao certo quem foi o autor. Os versos circulavam por Vila Rica, poucos anos antes da Inconfidência Mineira. Como característica do arcadismo, o conteúdo dos versos criticava o governo mineiro da época e a Independência do Brasil.

Para não ser identificado e sofrer as consequências da sátira, a história se passava em Santiago do Chile, mas todos sabiam que se referia a Vila Rica. Pela falta de declarações mais explícitas, por anos não se soube o verdadeiro autor. Mas após diversos estudos de especialistas, chegou-se a conclusão que o autor é de fato Tomás Antônio Gonzaga.

Especiais com esta publicação:

Clique para baixar
Baixe grátis o Cartas Chilenas
210KB
UD - Ultra Downloads