Se você sonha em ser um escritor de sucesso, deve se inspirar nas obras de Machado de Assis. Ele é considerado pela maioria dos especialistas em literatura e língua portuguesa como o maior escritor nacional de todos os tempos.
Caso você não saiba, a trajetória literária de Machado de Assis é quase incomparável: em sua carreira, atuou como contista, cronista, poeta, folhetinista, crítico literário, dramaturgo, romancista e jornalista. A Academia Brasileira de Letras foi fundada com sua ajuda e influência, e no silogeu o carioca recebeu a merecida homenagem com a cadeira de número 1.
A obra
As obras machadianas têm características próprias, principalmente na produção de contos. Um interessante conto típico do autor é Dívida Extinta, que foi publicado originalmente no ano de 1878 no periódico Jornal das Famílias.
O conto fala sobre Anacleto Monteiro, que vivia no Rio de Janeiro, que tinha grandes características byronianas, derivadas de Lord Byron. Ficou curioso para conhecer mais uma obra de Machado de Assis? Então leia esse magnífico conto!