Dom Casmurro é uma das mais famosas obras de Machado de Assis. O autor, batizado como Joaquim Maria Machado de Assis, atravessou séculos com suas excelentes obras. Nascido no Rio de Janeiro em 1839, Machado de Assis vivia em condições humildes e descobriu cedo seu talento com as palavras. Foi redator de um jornal local e logo passou a escrever seus romances, contos e novelas que retratavam a vida dos cidadãos brasileiros de sua época.
Do romantismo ao realismo, Machado de Assis nunca deixou de lado os detalhes e a narrativa característica, exibindo seu talento nato. Suas obras são excelentes exemplares da Literatura Brasileira, tidas como referência internacional e ocupando, até hoje, as prateleiras preferidas de muitos leitores.
Sobre a obra
Em Dom Casmurro, o autor relata a vida de Bentinho e toda a trama que permeou sua história com Capitu, a mulher amada, que levantou sérias questões a respeito de seus princípios éticos e morais, principalmente quanto à sua fidelidade. Em uma história de amor e ódio, Bentinho passa a carregar o pseudônimo de "Dom Casmurro", graças a seu modo de ser, cada dia mais reservado e de poucas palavras.
O livro, que leva o título do pseudônimo de seu personagem principal, é uma das grandes obras de Machado de Assis, quiçá uma das maiores obras de autores brasileiros. Tenha este excelente livro em seu computador e conheça - ou relembre, leve para qualquer lugar - um grande romance que se tornou atemporal, sendo até hoje discutido em aulas de Literatura em cursos de segundo e terceiro grau.