Quando se fala em literatura clássica nacional, lembramos de muitos nomes que estudamos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Alguns nomes recordamos muito bem, mas a maioria não lembramos da importância no cenário literário nacional.
Um desses grandes que figurou no Brasil no passado foi Machado de Assis, considerado pela maioria dos especialistas em literatura e língua portuguesa como o maior escritor nacional de todos os tempos. Ele foi nada menos que contista, cronista, crítico literário, folhetinista, poeta, dramaturgo e romancista.
A obra
Talvez Machado de Assis tenha sido um dos maiores contistas que o Brasil já conheceu, afinal escreveu cerca de 200 contos em toda a sua carreira, sendo todos eles de qualidade e conteúdo impecáveis, de fazer inveja a qualquer aspirante a escritor.
Um desses contos é intitulado Lágrimas de Xerxes, e foi publicado originalmente em 1899. Esse conto fazer parte da coletânea Páginas Recolhidas. Se você quer conhecer um pouco mais das obras machadianas, essa é uma boa opção.
Lágrimas de Xerxes
"Um grande conto escrito por ninguém menos que Machado de Assis"
Tags