A literatura nacional foi agraciada com a criação de diversas obras de escritores geniais que tivemos ao longo da história de nosso país. Mas o nome que mais se destacou no cenário literário nacional foi sem dúvida o de Machado de Assis.
Ele é considerado pela maioria dos especialistas em literatura e língua portuguesa como o maior escritor nacional de todos os tempos. Tal título também não é para menos: em sua carreira, Machado de Assis atuou como contista, cronista, crítico literário, folhetinista, poeta, dramaturgo, jornalista e romancista. Foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
A obra
Talvez uma das profissões mais temidas e difíceis na literatura seja a de crítico. Muitos são os motivos, mas os principais são pelo fato de ser necessário muito conhecimento de literatura e da língua portuguesa, assim como o fato de talvez ter que falar mal de um colega de profissão.
Mas isso não era problema para Machado de Assis, conforme você poderá conferir na excelente crítica Magalhães de Azeredo: Horas Sagradas; Mário de Alencar: Versos. Tenha uma boa leitura!
Magalhães de Azeredo: Horas Sagradas; Mário de Alencar: Versos
"Uma excelente crítica literária escrita por Machado de Assis"
Tags