Nos séculos passados, a maioria dos escritores nacionais iam além das atividades no movimento literário e eram grandes defensores dos interesses da sociedade em geral. Através de suas obras, representavam a população em seus ideais.
Lima Barreto foi um desses grandes autores. Ele foi um jornalista e um dos maiores escritores libertários (anarquistas) do Brasil. Era um dos notáveis que venceu na vida, filho de um escravo e de uma filha de escrava. Como viveu nos séculos XIX e XX, enfrentou toda a barreira que a sociedade colocava para descendentes de escravos.
A obra
Uma das obras mais famosas de Lima Barreto é O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos. Esse é um livro com diversos contos do autor e contem um principal, chamado O homem que sabia Javanês. É uma história muito interessante sobre o que as pessoas fazem para conseguir emprego.
No enredo, Castelo é um malandro que vive no início do século XX. Para conseguir um determinado emprego, finge que sabe falar javanês. Como é um dos únicos no país que sabe o idioma, se torna famoso e muito requisitado. Uma interessante história, leia agora mesmo!