Ultradownloads

Seu download está pronto

Você tem certeza que deseja
cancelar o download?

O Navio Negreiro

Clique para baixar
Autor
Licença de Uso
Idioma
Downloads
Antônio Frederico de Castro Alves
Sempre Grátis
Português
1.545

"O mais famoso poema do Poeta dos Escravos, O Navio Negreiro, agora no seu computador"

Talvez o poema mais famoso em língua portuguesa e sem dúvida o mais conhecido escrito por Castro Alves foi O Navio Negreiro. Castro Alves, apesar de ter falecido jovem, com apenas 24 anos, foi um dos maiores defensores dos negros no Brasil.

A maior parte de suas obras retrata os abusos praticados por brancos contra os negros, que infelizmente, mesmo depois de séculos, ainda existe no nosso país. Popularmente, ele é conhecido como O Poeta dos Escravos, por defender veementemente pessoas que estavam nessa condição.

O Navio Negreiro - Castro Alves

O poema

O poema foi escrito em 1869. A Lei Eusébio de Queirós já existia há quase vinte anos, e foi criada após uma pressão da Inglaterra para coibir o tráfico negreiro. Porém essa lei, como dito, proibia apenas o tráfico dos escravos, e não a escravidão em si.

A obra é dividida em seis partes e é objeto de estudos para muitos especialistas, que até hoje analisam o poema para chegarem em conclusões diversas a respeito do estilo não somente do poema, como também do próprio autor, que o escreveu quando tinha apenas vinte e dois anos.

No enredo é relatada a travessia do oceano Atlântico pelos navios que traficavam os escravos. Ele foi escrito em primeira pessoa. A sensação do leitor é de que está em pleno mar, sofrendo todos os percalços e medos que os escravos eram obrigados a viver e onde a maior parte deles chegava sem vida nas terras brasileiras. A obra retrata uma tragédia no mar. Pode-se observar que a linguagem é de um português antigo, do século XIX.

E agora você poderá conferir todos os detalhes dessa sofrida travessia ao baixar no Ultra Downloads o poema O Navio Negreiro, de Castro Alves!

Clique para baixar
Baixe grátis o O Navio Negreiro
91KB
UD - Ultra Downloads