Assim como O Crime do Padre Amaro, o livro O Primo Basílio, de Eça de Queirós é polêmico e contesta os valores da sociedade em que viveu. Mas diferentemente da primeira obra, essa se passa na cidade e retrata a vida em um lar da burguesia.
Eça de Queirós é considerado um dos escritores mais importantes de Portugal no século XIX. Suas obras já foram traduzidas para mais de vinte línguas diferentes e são sucesso até hoje. Seu pai conviveu com o também escritor Camilo Castelo Branco.
Enredo
Luísa e Jorge eram casados e viviam uma vida feliz, sentindo falta apenas de um filho para poder completar a felicidade. Luísa era romântica e uma moça de maneiras, muito comportada e que gosta de ler livros que relatavam grandes histórias de amor. Jorge era um engenheiro dedicado, que possuía certo sucesso em sua profissão.
A casa do casal era frequentada por um grupo de amigos. Eles tinham duas empregadas, Joana, mais namoradeira, e Juliana, desgostosa com a vida, que estava o tempo todo revoltada e querendo se vingar das pessoas.
Certo dia, Jorge precisa viajar a trabalho e deve ficar um bom tempo fora de casa. Nesse tempo, o primo de Luísa, Basílio, que mora na França, desembarca em Portugal e passa algum tempo na residência do casal. Basílio é um galanteador convicto e um verdadeiro mulherengo. Luísa e Basílio tiveram um romance quando ainda jovens. A partir daí a história começa a tomar rumos que revelam a moral de certas pessoas na sociedade lisboeta do século XIX.
Agora você terá a oportunidade de ler mais esse livro de Eça de Queirós por completo. Baixe o e-book O Primo Basílio e aprenda um pouco mais da cultura portuguesa nesse importante livro!