Quando falamos em literatura clássica nacional, são muitos os nomes que nos vem à cabeça. Estudamos diversos deles na época de escola, mas poucos foram tão marcantes quanto o fenomenal carioca Machado de Assis.
Em sua carreira literária, ele atuou nada menos que como contista, cronista, crítico literário, folhetinista, poeta, dramaturgo, romancista e jornalista. Também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição a qual ocupou a merecida cadeira de número 1. Além disso, ocupou diversos cargos públicos importantes no Rio de Janeiro.
A obra
Com tantos talentos, fica díficil escolher um único ao qual Machado de Assis se destacasse. Mas é possível que uma de suas maiores qualidades estava na área de contos, pois produziu cerca de 200 deles durante toda a sua carreira.
Um desses contos é intitulado Possível e Impossível, e foi publicado originalmente no ano de 1867, através do periódico Jornal das Famílias. Fala sobre a inconstância das emoções da juventude, sobretudo de pessoas na faixa dos 20 anos de idade. Tenha uma boa leitura!
Possível e Impossível
"Leia um conto machadiano sobre grandes emoções"
Tags