Não importa se você é empregador ou empregado: calcule horas extras e não trabalhadas com uma planilha organizada, dedicada ao acompanhamento de todas as horas em que é necessário trabalhar um pouco a mais, realizar plantões, cobrir horários de colegas ou trabalhar em horários que fogem de sua escala de trabalho convencional. A Planilha de Horas Extras e Não Trabalhadas auxilia a manter um controle sobre hora extra, jornada especial e horas não trabalhadas.
Preenchimento simples: configuração inicial
Ao abrir a planilha, você verá que ela possui, da coluna A à coluna E, uma área de configuração. Nessa área, constam:
- Nome e matrícula do funcionário;
- Período de referência;
- Valor da hora normal;
- Adicionais especiais;
- Horários de entrada e saída do primeiro e segundo expedientes;
- Percentual acrescido por horas extras;
- Jornada especial.
Esta área da planilha não será impressa. A área que pode ser impressa é chamada de área de lançamentos, que conta com os seguintes campos:
- Inclusão de datas;
- Tipos de carga horária (dia útil, sábados, feriados);
- Horários de entrada e saída para cada expediente;
- Cálculos de horas extras;
- Cálculos de jornada especial (coluna exclusiva).
Registros
Após a configuração inicial, é possível lançar até 40 registros de dias e horários por planilha, o que é suficiente para durar um mês, ou 40 cargas horárias de meses/dias diferentes em que houve trabalho excedente.
Valores de horas extras e jornada especial
Visualize os valores em Reais (R$) de horas extras e jornada especial, com acréscimos predefinidos, bem como o total de todos os lançamentos de horas extras na planilha.
Vale saber: a planilha trabalha com tipos de carga horária, onde:
- H1 = dias úteis;
- H2 = sábados;
- H3 = domingos e feriados.
Esses valores podem ser manualmente alterados, pois podem coincidir com feriados. Basta selecionar uma célula da coluna L e selecionar uma caixa. A planilha com limite de 40 registros é totalmente gratuita.