Se você possui uma conta de email do GMail, o serviço gratuito de e-mail do Google, que tal converter os seus gigabytes de capacidade de armazenamento em um novo tipo de disco virtual, acessível diretamente a partir do seu computador? É exatamente este o propósito do GMail Drive, uma extensão do shell do sistema que cria um sistema de armazenamento virtual.
Seu Gmail em um pen-drive virtual
O GMail Drive, na verdade, é uma extensão do shell capaz de criar um sistema de arquivos virtual baseado em sua conta do GMail, permitindo seu uso como uma unidade local para armazenar arquivos da mesma forma que você faria se tentasse acessar qualquer outro disco rígido externo, a partir do Windows Explorer, como um pen-drive, por exemplo.
O truque usado pelo GMail Drive shell extension consiste no envio de arquivos como se fossem mensagens de e-mail, gerando e enviando estas mensagens para sua conta do Gmail com o arquivo anexado. Se desejar, você pode criar uma regra para atuar como um filtro, para que mensagens do Gmail Drive sejam automaticamente transferidas para os arquivos em sua conta do Gmail.
E por onde acessar o backup do Gmail?
Não se preocupe, sua nova unidade aparecerá em "Meu Computador" e será tratada como uma unidade a mais, com comportamento semelhante às outras e com direito a operações de apoio, tais como arrastar e soltar, e outras funções básicas inerentes ao trabalho com arquivos (copiar, colar, excluir etc.).
Aproveite a sua conta do Gmail como se fosse uma unidade de disco local acessível a partir do Windows Explorer! Gmail Drive é totalmente gratuito.