As capacidades gráficas dos videogames evoluíram muito nos últimos anos, com jogos cada vez mais realistas. Mas ainda existe um charme nas técnicas de pixel art, quando pequenos pontos coloridos criavam personagens e cenários, preenchendo nossa imaginação. Recriar esses tempos de glória ficou mais fácil com o Piskel, um aplicativo online que simplifica o processo de desenhar em pixels, ajudando a criar animações em sprite e exportando para diversos formatos.
Ferramentas de desenho
Criar um personagem em pixel art é mais difícil do que parece. Com a limitação de tamanho, cada ponto colorido conta muito mais. Para facilitar seu trabalho, Piskel oferece várias das ferramentas que outros programas de edição possuem, como o Conta Gotas, Balde de Tinta e ferramentas de seleção e pintura. Mas, a funcionalidade mais importante para artistas veteranos são as camadas, que permitem criar diversos detalhes em objetos e personagens, sem intervir com desenhos já feitos.
Animando em poucos passos
Após finalizar o primeiro desenho, Piskel lhe dá a possibilidade de criar um novo frame e fazer uma nova pose, formando seu pequeno sprite. A pequena tela no canto superior direito mostra o resultado de sua pequena animação e clicando no botão logo abaixo, você ativa o Onion Skin, que mostra os frames anteriores para conferir como está fluindo o movimento.
Muitas opções
Após criar seu sprite, você pode salvá-lo online ou no computador, em PNG ou GIF. E, para quem prefere trabalhar sem depender da internet, o Piskel também possui uma versão para download, com todas as funções que a web oferece. Escolha sua opção e comece a animar.