SQLiteSpy é um gerenciador de interfaces rápido e compacto para o SQLite. Com ele, é possível ler arquivos SQLite 3 e executar SQL. A interface gráfica do programa é simples e muito fácil de usar, analisar, explorar e manipular arquivos de bases de dados SQLite3. Confira!
Banco de dados em segundos
O esquema de visualização em formato de árvore exibe todos os itens contidos no banco de dados, incluindo tabelas, colunas, índices e triggers. Pressione F5 para atualizar o esquema de árvore, clique duas vezes em uma tabela para visualizá-la com seus dados e utilize o menu de contexto para obter mais comandos.
Edição da grade
As células da grade de uma tabela são editáveis: basta exibir uma tabela no esquema de árvore, selecionar uma de suas células e pressionar F2 para invocar o editor. Aí, é só modificar e confirmar as alterações.
Exibição de erros de digitação em dados
Os erros de digitação em dados nativos do SQL são exibidos com diferentes cores de plano de fundo, o que auxilia a detectá-los.
Suporte a Unicode
SQLiteSpy tem total suporte às capacidades Unicode do SQLite. Tanto a exibição como a entrada de novos dados são totalmente realizadas em Unicode, inclusive os comandos SQL.
Edições múltiplas
Abas modernas são utilizadas para editar e exibir várias queries do SQL, para fácil comparação de resultados e instruções. As queries são executadas por digitação ou carregamento dentro da edição SQL. Basta pressionar F9 para rodar a query ou CTRL+F9 para rodar a linha ou seleção atual.
Mensuração de tempo
O tempo de execução do SQL é automaticamente medido e exibido para auxiliar a otimizar as queries.
Expressões regulares
A palavra-chave REGEXP é suportada e adiciona a expressão regular completa de sintaxe do Perl 5.10 ao SQLiteSpy. A implementação foi realizada utilizando a biblioteca DIRegEx.
Funções matemáticas SQL
As seguintes funções matemáticas estão disponíveis: ACOS(), ASIN(), ATAN(), ATAN(), ATAN2(), CEIL(), CEILING(), COS(), COT(), DEGREES(), EXP(), FLOOR(), LN(), LOG(), LOG(), LOG2(), LOG10(), MOD(), PI(), POW(), RADIANS(), SIGN(), SIN(), SQRT(), TAN(), TRUNCATE().
Compressão de dados
As funções COMPRESS() aplicam o deflator da zlib a qualquer texto ou valor BLOB. A stream de dados com deflator bruto é retornada. UNCOMPRESS() infla a stream de volta ao formato original. Números inteiros, duplos e nulos retornam sem alterações.
Armazenamento compacto de resultados
O mecanismo interno de armazenamento de dados utiliza os dados nativos do SQLite para aumentar a compatibilidade. Como resultado, o SQLiteSpy utiliza bem menos memória que outros gerenciadores SQLite e trabalha com tabelas grandes com muito mais eficiência.
Motor SQLite embutido
SQLiteSpy vem em forma de um pequeno executável com motor SQLite embutido pronto para rodar dentro de aplicativos. Não é necessário distribuir DLLs, o que torna o programa fácil de depurar.
Suporte a encriptação
SQLiteSpy pode ler e modificar bases de dados encriptadas, geradas pelo DISQLite3. Este, por sua vez, implementa sua própria encriptação AES, que não é compatível com a do SQLite (SSE).
Fácil de instalar e desinstalar
Para rodar o aplicativo, basta extrair o executável (SQLiteSpy.exe) para uma pasta de sua preferência e executá-lo normalmente, sem instalação. Da primeira vez, o programa cria um arquivo chamado SQLiteSpy.db3 para armazenar opções e configurações. O programa não escreve nenhum arquivo no registro do Windows, e para deletar o programa, basta deletar dois arquivos: o executável do aplicativo e o arquivo de opções.
Gratuito
SQLiteSpy é totalmente gratuito para uso não comercial.