Como conseguir um trabalho no Google, HP, Intel, Facebook e outros

Especiais
André Fogaça em 13/03/2012

Que as grandes empresas de tecnologia são as que mais se importam com seus funcionários, dando todos os mimos e cuidados que eles precisam e tornando a jornada de trabalho muito mais gostosa, muita gente sabe. Mas o que é necessário para uma pessoa se tornar empregado de um Google ou Facebook?

Nós fomos saber, acompanhe:

Google

Escritório do Google

Este é um dos lugares mais lembrados na hora da escolha por um lugar onde o funcionário é bem tratado. São salas de massagem, videogames e contas de celular pagas pela empresa. Em 2011 o gigante das buscas contratou sete mil novos colaboradores, que são garimpados como ouro. A empresa costuma publicar vagas para diversas áreas com certa frequência, então fique de olho!

Facebook

Escritório do Facebook

A maior rede social do mundo, com mais de 750 milhões de usuários, também tem pés firmes no Brasil. O site de Mark Zuckerberg abriu suas portas na capital paulistana em agosto de 2011. Tão forte foi a entrada do escritório no Brasil que acabou trazendo inclusive o vice-presidente para América Latina do Google para a empresa. Curioso sobre as vagas de lá também? =)

Outras empresas de tecnologia - como a Intel, HP, Dell e outras - utilizam ferramentas para contratação conhecidas e tradicionais, como sites e agências de emprego.

Curti! E agora? Comofaz?

Se você acredita que se encaixa nas vagas ou sonha com uma cadeira só sua nestas empresas, é bom lembrar destas dicas:

  • Seja paciente e flexível. Este tipo de empresa gosta de funcionários que se adaptam rapidamente ao ambiente e aqueles que resolvem problemas do cargo que podem ocupar, exigências que são anotadas durante as entrevistas e cobradas depois;
  • O escritório, geralmente, não liga para a forma com que seus funcionários devem se vestir, mas não acredite que lá é uma praia;
  • Há uma centena de benefícios além do que exige a CLT. Mas alguns podem ser condicionados à alguma meta;
  • Se você tem um portfólio na nuvem, não hesite em apresentar para todos os humanos que encontrar pelo caminho, principalmente para aquele que está te entrevistando;
  • Ame seu trabalho, acima de tudo. Desde a tia da limpeza até o presidente, ame o que faz;
  • As empresas não gostam de pessoas que exaltam o seu ego, acima dos outros colegas. Isso vale para todo o planeta;
  • Espírito de equipe é mais do que necessário. Ninguém trabalha sozinho por lá;
  • Aproveite a amizade que gera o espírito de equipe e faça amigos;
  • Atrasos não são legais. Nunca, nem um pouco;
  • É fluente no inglês e espanhol? Não é o suficiente, faça mais;
  • Quanto mais conhecimento, além do necessário, melhor!

Lembre-se que, mesmo em empresas que são liberais com o horário e jornada de trabalho, chegar atrasado não é bacana. Outro ponto que merece destaque é na hora da entrevista. Algumas destas vagas recebem perguntas bastante criativas, que aguardam respostas (ainda mais) criativas.

O Google, por exemplo, já utilizou algo como “Você está em uma ilha deserta e tem 60 segundos para escolher pessoas de dez profissões diferentes para irem com você. Quais você escolhe?”. A resposta para perguntas como esta tem como objetivo descobrir não somente o desempenho do candidato, mas também como a pessoa sai de algo inesperado.

E ai, vai mudar de emprego?

Fonte: Revista Época

UD - Ultra Downloads