TOP 5 - Melhores programas para captura de tela

Especiais
Redação em 13/04/2012

Muitas vezes queremos capturar o que está acontecendo na tela de nosso computador e não conhecemos ferramentas capazes de executar essa tarefa. Neste TOP 5 criado pelo UD apresentamos os melhores programas do mercado para captura de tela, dois quais 2 são pagos e 3 são gratuitos. Confira!

Camtasia Studio

Representante mais completo da lista, o Camtasia Studio é bastante flexível na hora de gravar seus vídeos, dando a opção de gravar a tela inteira ou somente uma parte dela, configurar a qualidade do arquivo final, se haverá gravação de áudio durante a o vídeo e etc. Ele e possui inclusive um editor bastante completo para ser utilizado após a finalização da gravação.

Desenvolvido para profissionais da área e empresas que necessitam de um programa tudo-em-um para gravar screencasts e tutoriais comerciais, ele também ajuda aqueles que querem criar vídeos caseiros ou mesmo salvar aquela exibição ao vivo via internet do jogo de futebol favorito. A única ressalva é que, após 30 dias, é necessário comprar uma licença para continuar usando.

Cantasia Studio

Super Screen Recorder

Embora não tão poderoso como o aplicativo acima, o Super Screen Recorder também não deixa o usuário na mão, possuindo excelente qualidade de gravação e a capacidade de salvar os vídeos no formato AVI. É possível utilizar o programa gratuitamente por até 7 dias, porém com limite de gravações de até 2 minutos e como a logomarca do fabricante exposta em todos os vídeos. Essas limitações desaparecem após a compra de uma licença.

Super Screenshot Recorder

Fraps

Programa gratuito muito utilizado na gravação vídeos de jogos que normalmente vemos na internet, o Fraps também é utilizado como ferramenta de medição de desempenho em games pesados, pois dá a opção de mostrar quantos frames por segundo (fps) o computador está conseguindo alcançar durante a execução do jogo.

Oferece também uma ferramenta de screenshot bastante simples de utilizar, que salva uma imagem em alta resolução sem interferir no uso do computador. Embora não traga um editor de vídeos, é um programa bastante completo com recursos bons o suficiente para competir com várias soluções comerciais existentes.

Fraps

AutoScreenRecorder Free

Concorrente gratuito do Super Screenshot Recorder, o AutoScreenRecorder Free  também grava os vídeos capturados no formato AVI para editar posteriormente, garantindo que o arquivo final tenha qualidade o suficiente para qualquer aplicação, seja para fazer upload no seu canal de vídeos favorito ou para compartilhar em redes sociais.

AutoScreenRecorder Free

ScreenHunter

Programa mais simples da lista, o ScreenHunter é voltado para usuários com máquinas com poucos recursos de processamento, como computadores antigos e netbooks. Este programa gratuiro permite o agendamento de screenshots inclusive enquanto o sistema estiver em standby. Escolha as teclas do teclado para tirar suas screenshots e também do formato de saída da foto, como BMP, JPEG ou GIF.

ScreenHunter

UD - Ultra Downloads