A Gens du pays é considerada por muitos como o hino não-oficial da província canadense do Quebeque. Essa música foi escrita pelo poeta, compositor musical e nacionalista quebequense Gilles Vigneault em colaboração com Gaston Rochon. Foi apresentada pela primeira vez por Vigneault em 24 de junho de 1975 durante um concerto no parque Mount Royal em Montreal na comemoração da Festa Nacional do Quebec. Desde então tem sido cantada durante nessa data. O coro é, de longe, a parte mais famosa da música: "Gens du pays, c'est votre tour/De vous laisser parler d'amour," ou seja, "compatriotas, é a sua vez para permitir-se falar de amor."
No Quebec, uma versão modificada do coro é cantada frequentemente em eventos de celebração, por exemplo, um aniversário (no caso específico de aniversário, a ideia foi introduzida explicitamente por Gilles Vigneault em 1975):
Letra
Mon cher ami (ou Ma chère amie), c'est à ton tour
De te laisser parler d'amour.
Tradução
"Meu querido amigo, é a sua vez/para permitir-se falar de amor."
Alternativamente, "ami(e)" pode ser reposto com o nome da pessoa celebrada.
Por exemplo, no enterro de René Lévesque, as pessoas em luto fora da igreja começaram a cantar "Mon cher René, c'est à ton tour, de te laisser parler d'amour."