O hino da Bahia, na verdade uma elegia à Independência da Bahia, tem sua letra por Ladislau dos Santos Titara e música de José dos Santos Barreto.
O hino baiano faz clara alusão ao 2 de julho de 1823 - data maior do estado, quando após as lutas que perduraram desde o ano de 1821, libertou-se do jugo português.
Refere-se às batalhas, como Cabrito e Pirajá, e começa comparando esta data (2 de julho) com "a primeira" - o 7 de setembro - data em que se comemora a independência brasileira: esta, foi obtida de modo pacífico, ao passo que o 2 de julho somente com o sangue baiano foi conquistada.
Letra
Nasce o sol a 2 de julho Brilha mais que no primeiro É sinal que neste dia Até o sol é brasileiro Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações Salve, oh! Rei da Campinas De Cabrito e Pirajá |
Nossa pátria hoje livre Dos tiranos não será Nunca mais o despotismo Regerá nossas ações Com tiranos não combinam Brasileiros corações Cresce, oh! Filho de minha alma Para a pátria defender O Brasil já tem jurado Independência ou morrer |