O que é HDR e como ele funciona no iPhone 4 e 4S?

O que é
André Fogaça em 27/03/2012

Uma das maiores mudanças do iPhone 4, quando comparado com modelos anteriores, está em sua câmera. Esta novidade, que acompanha o produto até na última versão - o iPhone 4S - se chama HDR (High Dynamic Range), ou Grande Alcance Dinâmico, em português.

O nome pode não ser muito familiar para você, mas saiba que ele não é tão novo assim e não foi a Apple quem o criou. Esta tecnologia é utilizada em câmeras profissionais há certo tempo. O HDR funciona assim: o software registra três fotos iguais, só que com diferentes configurações de exposição da luz para cada uma. Após este passo, o iPhone junta as três imagens em uma só, balanceando da melhor forma possível as cores e sombras.

Para conseguir este recurso, que vem como padrão no iOS desde a versão 4.1, basta entrar no aplicativo de fotos e tocar em "Opções", que fica no topo da interface. De lá, selecione a opção HDR e pronto.

Com esta opção ativada, quando você bater a foto o aparelho irá "pensar" logo em seguida. Este tempo entre o botão de disparo e a imagem capturada é necessário para que o smartphone capture as três fotos e faça o processo de unir todas.

O resultado final das imagens com HDR são mais visíveis quando a quantidade de luz no ambiente é baixa, a noite por exemplo. Em condições normais de luz o recurso consegue retirar algum exagero de brancos, como o céu totalmente claro, evidenciando as nuvens em contraste com o azul do céu.

Confira um resultado de uma foto diurna com e sem o HDR:

Foto com o iPhone 4 e sem HDR

Foto com o iPhone 4 e com HDR

Há um pequeno problema no HDR, já que ele desbota um pouco da cor no momento que junta as três imagens. Mas isso deixa claro que ele é apenas um aliado do fotógrafo e que tem de ser corretamente balanceado, pois não seria bacana tirar uma foto de uma Ferrari vermelha e ela sair rosa na foto, né?

UD - Ultra Downloads