Ultradownloads

Seu download está pronto

Você tem certeza que deseja
cancelar o download?

O que é software livre?

O que é
Por Pedro Cipoli em 23/04/2014

Você já deve ter reparado que muitos programas do Ultra Downloads são "Open Source", ou ainda software livre. Mas você sabe o que isso significa?

Segundo a Free Software Foudantion (FSF), software livre é o programa que dá a seu usuário liberdade de distribuir, estudar e modificar de acordo com a sua necessidade. O termo "free" é utilizado no sentido liberdade, não significando que o software é gratuito. Você pode, em algumas circunstâncias, pagar por software livre. Mas falaremos disso mais para frente.

A implicação dessas liberdades do software livre são muitas, e sempre em benefício do usuário. Elas dão a liberdade para você fazer o que quiser com o software que baixou. Mais ainda, como o código-fonte necessariamente é aberto, o usuário sabe exatamente o que está rodando no seu computador, o que não deixa margem para que um programa malicioso esteja espionando você, por exemplo.

Ele também pode redistribuir o software: isso significa que você pode pegar vários programas livres e colocar junto do CD com o portfolio da sua empresa, para que as pessoas possam abrir os arquivos, por exemplo. Não há necessidade de pedir autorização ou mesmo impedimentos para cobrar por isso: a liberdade é sua.

Para quem é programador, as possibilidades são ainda maiores: uma empresa pode adaptar um ou mais softwares livres à vontade, sem precisar dar satisfação a ninguém. A única exigência é que, se ela entregar o software a outra pessoa, essa pessoa vai ter os mesmos direitos sobre o programa. As várias versões da licença GNU General Public License garante que a liberdade sobre o código vai continuar a mesma.

Mas atenção, um programador pode cobrar para fazer um software livre, mesmo se baseando em outro. Por isso, como dissemos lá no início, software livre pode ser cobrado. Mas quem recebeu, sempre, vai ter os direitos de redistribuir e alterar o programa também. Ou seja, ele pode cobrar, mas dificilmente poderá vender como um software de prateleira. Software livre muda a maneira de comercializar software.

E com esta liberdade, muitos sistemas prosperaram: o Mozilla Firefox e o Android para celulares são exemplos que muitos dos nossos leitores conhecem de software livre. Os famosos sistemas operacionais baseados em Linux também são livres e isso permitiu diversas variações, desde desktops em casa até servidores e computadores de alto desempenho.

Este artigo faz parte de nossa biblioteca de conteúdo "Tudo o que você precisa saber sobre o Linux". Não deixe de acessar e conferir todo o conteúdo publicado sobre o Pinguim.

UD - Ultra Downloads